Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2016

DA LAMA AO CAOS: O MOVIMENTO MANGUEBEAT

No mês de julho, a Escolinha de Arte do Recife irá proporcionar aos participantes do curso de férias uma fantástica experiência no mundo de imagens, sonoridade, sabores e saberes do Movimento Mangue Beat, através de atividades artísticas e lúdicas. Em especial, esta edição estará rendendo as suas homenagens ao artista pernambucano Chico Sciencia. Esta é a proposta de curso de férias, que será realizado no período de 04 a 29 de julho de 2016, na sede da Escolinha de Arte do Recife, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Nordestina de Arte/Educadores (ANARTE/PE).
O curso de férias terá como temática central “Da lama ao Caos: O Movimento Mangue Beat”, título que faz referencia a música “Da Lama ao Caos”, do long playing de mesmo nome, de autoria de Chico Sciencia e Nação Zumbi. A partir dessa proposta, as crianças irão conhecer artistas, de diferentes linguagens, que buscaram estabelecer uma estreita relação com o Movimento Mangue Beat, através do processo de compreensão do conhecimento artístico por meio da leitura, contextualização e produção artística, conforme indicado pelas tendências atuais da Arte/Educação. Para tanto, o curso foi organizado em quatro módulos didáticos. São eles: (1) Da Lama ao Coas; (2) Rios, Pontes e Overdrives; (3) A Cidade; (4) Maracatu Atômico, músicas do repertório de Chico Sciencia e da Nação Zumbi, onde são problematizadas ideais-conceitos tais como: fome, ocupação, Rio Capibaribe, a potencia da cultura popular, diferença, desigualdades sociais, entre outros.
É importante destacarmos ainda que a imagem símbolo deste curso é a capa do long playing “Da Lama ao Caos”, produzida por Hilton Lacerda e DJ Dolores, no ano de 1994.
Por meio das experiências estéticas proporcionadas pelas diferentes linguagens artísticas os participantes do curso irão desenvolver sua percepção, intuição, imaginação, criatividade, capacidade crítica, que se constituem em ações mentais essências para ampliação dos processos cognitivos do ato de conhecer.
Em fim, esse curso é um convite para aqueles que acreditam que ainda é possível ser criança e viver em um mundo mais humano, alegre e colorido. Magueboys e Manguegirls... Sejam todos bem vindos a esta viagem a Manguetown criada pelo Movimento Mangue Beat!!! Viva a Chico Sciencia e a Nação Zumbi!!!


Mais informações:

Everson Melquiades | Coordenador do Curso
81.99113.5867


Escolinha de Arte do Recife
Rua do Cupim, nº. 124, Graças – Recife
81.3222-0050

Facebook: escolinhadeartedorecife

Nenhum comentário:

Postar um comentário